Testes de Rastreamento

Para auxiliar nossos pacientes e oferecer um tratamento completo, realizamos testes de rastreamento avançados em nosso laboratório de pesquisas genéticas.

São metodologias inovadoras realizadas através de profissionais capacitados e especializados em reprodução humana e equipamentos de alta qualidade.

Cariótipo - Em nosso laboratório são avaliadas no mínimo 40 células (metáfases) por paciente, o dobro do que grande parte dos laboratórios analisam, que vai de 15 a 20 células. Isso significa que a chance de encontrar uma possível alteração cromossômica aumenta, com isso temos a segurança necessária para dar sequência aos tratamentos das nossas pacientes, reduzindo significativamente o risco de um bebê com alteração cromossômica.

Moleculares

· Mutação do gene FMR1. O gene FMR1 está associado ao desenvolvimento da síndrome do X frágil, que é a segunda causa de deficiência intelectual em meninos. Caso a mãe seja portadora do alelo mutado, tem 50% de chance de transmitir para seus filhos e filhas e há o risco de que os filhos apresentem deficiência intelectual. Na mãe esta mutação está associada ao desenvolvimento de insuficiência ovariana precoce. Realizamos a análise da mutação por análise de fragmentos em sequenciador capilar, o método diagnóstico mais moderno e preciso para a análise desta mutação.

· Microdeleção de cromossomo Y: indicada para investigar a causa genética de oligospermia ou azoospermia. No instituto Ideia Fértil realizamos a análise de 20 regiões do cromossomo Y, permitindo um resultado preciso quanto a região AZF envolvida na alteração espermática.

· Mutação do receptor FSH: Realizada por meio de PCR em tempo real esta técnica identifica alterações gênicas que podem indicar previamente qual a dose de hormônios que ela deve tomar para a indução de folículos no ciclo.

Para Soropositivos e portadores de hepatite C

· Quantificação da carga viral para HIV e Hepatite C: oferecemos aos pacientes do Instituto Ideia Fértil a realização de lavagem seminal, seguida da análise de uma alíquota deste sêmen lavado pelo método de biologia molecular - PCR em tempo real. Esta metodologia permite identificar a presença de carga viral no sêmen, indicando ou não a possibilidade de utilização deste material para os procedimentos de reprodução assistida.

Teste de Rastreamento para Embriões

PGD- Diagnóstico Genético Pré-Implantacional - Quando um dos membros do casal apresenta uma alteração gênica, herdada de sua família, ou alteração cromossômica e assim possui alto risco de transmitir essa alteração a seus embriões é possível realizar a análise genética embrionária antes de transferir o embrião para o útero materno. Vários métodos podem ser aplicados para esta análise, a depender da indicação clínica.

PGS- Screening Genético pré-implantacional – Permite rastrear a presença de alterações cromossômicas no embrião associadas a fatores como idade materna avançada, falha de implantação e perdas gestacionais recorrentes mesmo em casais que apresentam cariótipo normal, permitindo o aumento das taxas de gestação por transferência embrionária. Várias metodologias podem ser aplicadas para esta finalidade como o CGH array, o SNP array e o NGS.

Espermograma

Parece um exame simples, mas a análise deve ser especializada em Medicina Reprodutiva.

Realizamos um espermograma especial para a realização do tratamento de Reprodução Humana. Nosso processo de análise passa por um processador seminal que tem a capacidade de identificar a motilidade e quantidade exatas, desta forma, nossos médicos conseguem indicar o tratamento mais adequado. Nos laboratórios comuns, esta análise não é tão específica, o que poderá comprometer o diagnóstico. Por isso solicitamos e disponibilizamos aos nosso pacientes  salas de coletas e laboratórios específico de andrologia com os profissionais capacitados na nossas duas unidades, a  Matriz em Santo André, e Unidade Prime, em Moema


ESPERMOGRAMA

O espermograma (análise seminal) deve ser solicitado para todo homem dos casais que procuram atendimento por queixa de infertilidade. É necessário que todos façam o exame pois em 30 a 50% das vezes a causa é devido ao fator masculino, e em cerca de 20 a 30% dos casais, tanto o homem quanto a mulher apresentam causas relacionadas.

Se o primeiro exame foi normal não é necessário a realização de outro exame. No entanto, se o exame não estiver dentro dos padrões de normalidade pelo menos mais uma amostra será necessária, pois existem variações decorrentes de alterações ambientais, doenças transitórias que afetam a qualidade do exame e até mesmo da coleta por masturbação; ou a confirmação da análise seminal anterior. O intervalo entre um exame e outro deve ser de pelo menos 15 dias para a avaliação de outro ciclo de produção de espermatozóides.

Espermatozóides são os gametas masculinos, a célula primordial que se unirá ao óvulo para a formação do embrião que se desenvolverá na gestação. A quantidade, motilidade, vitalidade e qualidade desses espermatozoides serão avaliadas no espermograma, sendo assim o pilar da investigação do homem no casal infértil.

PROCESSAMENTO SEMINAL

O próximo passo nesses casais é a realização do processamento seminal. Neste preparo é realizada a separação dos ‘melhores’ espermatozoides do líquido seminal, removendo toxinas e contaminantes. Avalia-se a quantidade e a motilidade desses espermatozoides com o intuito de definir a técnica de reprodução assistida. Dependendo, pode ser realizado tentativa de gravidez por coito programado ou IIU, técnicas de tratamento que chamamos de Baixa Complexidade ou será indicado tratamento de Alta Complexidade que pode ser FIV clássica ou ICSI.

Por isso todos casais que procuram atendimento por infertilidade devam realizar o processamento seminal, mesmo com análise seminal inicial normal pois através dele indicaremos o melhor tratamento.

Existem diferentes técnicas de processamento seminal: lavagem seminal, swim-up e gradiente descontinuo pós centrifugação.

TESTE DE FRAGMENTAÇAO DE DNA

A fertilização e subsequente desenvolvimento do embrião dependem em parte da integridade do DNA espermático sendo um elemento fundamental no sucesso da reprodução humana.

Há evidências indicando que os testes de fragmentação do DNA espermático são uma ferramenta de diagnóstico útil na avaliação da fertilidade masculina. Novos estudos têm ajudado a esclarecer o papel dos testes de fragmentação do DNA espermático e suas indicações. A pesquisa de fragmentação do DNA espermático deve ser incluída na avaliação do fator masculino junto com o espermograma convencional.

As indicações para realização da pesquisa de fragmentação de DNA no semem são:

  1. Varicocele clínica

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático é recomendada em pacientes com varicocele de grau 2/3 com parâmetros normais do sêmen convencional e em pacientes com varicocele de grau 1 com resultados de parâmetros seminais limítrofe / anormal

  1. Infertilidade inexplicada / falha na IUI / Perda gestacional recorrente

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático deve ser oferecida a casais inférteis com perda gestacional recorrente ou antes de iniciar a IUI.

A fertilização in vitro precoce ou o ICSI podem ser uma alternativa ao casal infértil com perda gestacional recorrente ou falha de IUI.

  1. Falha na fertilização in vitro e / ou ICSI

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático é indicada em pacientes com falha recorrente na reprodução assistida.

  1. Parâmetros seminais limítrofes (anormais ou normais) com fator de risco --Infertilidade sem causa aparente (ISCA).

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático deve ser oferecida a pacientes com um fator de risco modificável do estilo de vida para infertilidade masculina.

Ideia Fertil na Sua Casa


IDEIA FÉRTIL NA SUA CASA - NÓS VAMOS ATÉ VOCÊ

A partir da Pandemia do COVID-19, onde surgiu a necessidade do isolamento social, e ao mesmo tempo o desejo de encontrar maneiras de manter os planos dos nossos pacientes em andamento, ampliamos o Programa FIV à Distância, que pelo advento da Telemedicina, já realizava consultas de Reprodução Humana on-line para pacientes que precisam realizar tratamentos de fertilidade, e que são de outras cidades e estados, longe do Ideia Fértil. Desde o início disso tudo, nós o tornamos disponível para todos que desejassem iniciar seu tratamento de Reprodução Humana.

Mas fomos além das consultas on-line, estudamos um caminho para que um outro passo também fundamental nos tratamentos pudesse acontecer à distância, que é a realização dos exames solicitados na primeira consulta. Assim já seria possível seguir para um diagnóstico, ou repetição de algum exame se necessário, deixando tudo preparado para o início do tratamento e procedimento. Afinal, sabemos que esse é um momento planejado pelos casais, e em alguns casos ele não pode ser adiado por questões até mesmo de saúde reprodutiva, como mulheres em insuficiência ovariana precoce ou com idade próxima aos 40 anos, onde há também uma diminuição no número de óvulos.

Surgiu assim o Ideia Fértil na Sua Casa, que possibilita aos(as) nossos(as) pacientes, o conforto de fazer a coleta de exames, sem sair de casa. Realizamos a análise no Ideia Fértil, de parte dos exames para avaliação da saúde reprodutiva masculina, e também contamos com laboratórios parceiros, para a coleta em casa, e análise de outros exames solicitados na primeira consulta para avaliação dos casais em busca de formar sua família.

Exames realizados:

ESPERMOGRAMAS 

ESPERMOGRAMAS COM PROCESSAMENTO SEMINAL

ESPERMOGRAMA COM FRAGMENTAÇÃO DE DNA ESPERMÁTICO

FRAGMENTAÇÃO DE DNA ESPERMÁTICO


HORMONAIS – FEMININOS E MASCULINOS

FSH ( Para mulheres: Colher entre o 1° e o 4° dia do ciclo)

LH - (Para mulheres: Colher entre o 1° e o 4° dia do ciclo)

Progesterona - (Para mulheres: Colher entre o 18° e o 21° dia do ciclo)

TSH

T4-Livre

Antimülleriano (AMH)

Prolactina – (Para mulheres: Colher entre o 18° e o 21° dia do ciclo)

BIOQUÍMICOS

Hemograma completo

Glicemia

Insulina

Coagulograma Completo

Anticorpos Antitireoglobulina

Anticorpos Antiperoxidase

Tipagem Sanguínea ABO/Rh

Sódio

Potássio

Ureia

Creatinina

TP/TTP/TTPA


SOROLOGIAS – FEMININO E MASCULINO

Sorologia para Rubéola

Sorologia para Hepatite B –AntiHBe

Sorologia para Hepatite B – HBe-Ag

Sorologia para Hepatite B – AntiHBs

Sorologia para Hepatite B – HBs-Ag

Sorologia para Hepatite B – AntiHBc

Sorologia para Hepatite C

Sorologia para HIV

Sorologia para HTLV 1+2

Sorologia para Toxoplasmose

Sorologia para Citomegalovírus

Sorologia para Sífilis


MARCADORES - FEMININO

CA – 125 - (Colher entre o 1° e o 4° dia do ciclo)


IMUNOLÓGICOS - FEMININO

Anticoagulante Lúpico

Dosagem de Homocisteína Plasmática

Anticorpos Anticardiolipina IgM e IgG

Pesquisa de mutação do fator V de Leiden

Pesquisa de mutação G20210A do Gene da Protombina

Antitrombina III

Pesquisa de Células LE

Fator Antinúcleo


EXAMES PARA SOP – FEMININO

Glicemia/Insulina (Jejum)

Colesterol Total e Frações

Triglicérides

Cortisol

DHEA/DHEA-S

Testosterona Total e Livre

SHBG

17 Hidroprogesterona

Androstenodiona


Para agendar sua coleta, ter acesso ao preparo para os exames e receber a equipe dos laboratórios parceiros na sua casa, entre em contato diretamente com sua Enfermeira Madrinha, se você fora paciente da Unidade Matriz, de Santo André ou Personal, de Guarulhos, ou com a enfermagem da equipe do seu médico, se for paciente da Unidade Prime, de Moema.


Ideia Fértil na Sua Casa

Facilitando o tratamento de Reprodução Humana

Voltar ao topo
Agende On-line Ligue e agende
11 4433-2830
(Sto. André e Guarulhos)

11 3192-0901
(Moema)
Agende pelo WhatsApp
11 94258-4820
11 94528-5261
(Sto. André)

11 98955-0225
(Guarulhos)

11 93234-1791
( Moema)