Espermograma

Parece um exame simples, mas a análise deve ser especializada em Medicina Reprodutiva.

Realizamos um espermograma especial para a realização do tratamento de Reprodução Humana. Nosso processo de análise passa por um processador seminal que tem a capacidade de identificar a motilidade e quantidade exatas, desta forma, nossos médicos conseguem indicar o tratamento mais adequado. Nos laboratórios comuns, esta análise não é tão específica, o que poderá comprometer o diagnóstico. Por isso solicitamos e disponibilizamos aos nosso pacientes  salas de coletas e laboratórios específico de andrologia com os profissionais capacitados na nossas duas unidades, a  Matriz em Santo André, e Unidade Prime, em Moema


ESPERMOGRAMA

O espermograma (análise seminal) deve ser solicitado para todo homem dos casais que procuram atendimento por queixa de infertilidade. É necessário que todos façam o exame pois em 30 a 50% das vezes a causa é devido ao fator masculino, e em cerca de 20 a 30% dos casais, tanto o homem quanto a mulher apresentam causas relacionadas.

Se o primeiro exame foi normal não é necessário a realização de outro exame. No entanto, se o exame não estiver dentro dos padrões de normalidade pelo menos mais uma amostra será necessária, pois existem variações decorrentes de alterações ambientais, doenças transitórias que afetam a qualidade do exame e até mesmo da coleta por masturbação; ou a confirmação da análise seminal anterior. O intervalo entre um exame e outro deve ser de pelo menos 15 dias para a avaliação de outro ciclo de produção de espermatozóides.

Espermatozóides são os gametas masculinos, a célula primordial que se unirá ao óvulo para a formação do embrião que se desenvolverá na gestação. A quantidade, motilidade, vitalidade e qualidade desses espermatozoides serão avaliadas no espermograma, sendo assim o pilar da investigação do homem no casal infértil.

PROCESSAMENTO SEMINAL

O próximo passo nesses casais é a realização do processamento seminal. Neste preparo é realizada a separação dos ‘melhores’ espermatozoides do líquido seminal, removendo toxinas e contaminantes. Avalia-se a quantidade e a motilidade desses espermatozoides com o intuito de definir a técnica de reprodução assistida. Dependendo, pode ser realizado tentativa de gravidez por coito programado ou IIU, técnicas de tratamento que chamamos de Baixa Complexidade ou será indicado tratamento de Alta Complexidade que pode ser FIV clássica ou ICSI.

Por isso todos casais que procuram atendimento por infertilidade devam realizar o processamento seminal, mesmo com análise seminal inicial normal pois através dele indicaremos o melhor tratamento.

Existem diferentes técnicas de processamento seminal: lavagem seminal, swim-up e gradiente descontinuo pós centrifugação.

TESTE DE FRAGMENTAÇAO DE DNA

A fertilização e subsequente desenvolvimento do embrião dependem em parte da integridade do DNA espermático sendo um elemento fundamental no sucesso da reprodução humana.

Há evidências indicando que os testes de fragmentação do DNA espermático são uma ferramenta de diagnóstico útil na avaliação da fertilidade masculina. Novos estudos têm ajudado a esclarecer o papel dos testes de fragmentação do DNA espermático e suas indicações. A pesquisa de fragmentação do DNA espermático deve ser incluída na avaliação do fator masculino junto com o espermograma convencional.

As indicações para realização da pesquisa de fragmentação de DNA no semem são:

  1. Varicocele clínica

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático é recomendada em pacientes com varicocele de grau 2/3 com parâmetros normais do sêmen convencional e em pacientes com varicocele de grau 1 com resultados de parâmetros seminais limítrofe / anormal

  1. Infertilidade inexplicada / falha na IUI / Perda gestacional recorrente

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático deve ser oferecida a casais inférteis com perda gestacional recorrente ou antes de iniciar a IUI.

A fertilização in vitro precoce ou o ICSI podem ser uma alternativa ao casal infértil com perda gestacional recorrente ou falha de IUI.

  1. Falha na fertilização in vitro e / ou ICSI

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático é indicada em pacientes com falha recorrente na reprodução assistida.

  1. Parâmetros seminais limítrofes (anormais ou normais) com fator de risco --Infertilidade sem causa aparente (ISCA).

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático deve ser oferecida a pacientes com um fator de risco modificável do estilo de vida para infertilidade masculina.

Voltar ao topo
Ligue e agende
11 4433-2830
(Sto. André e Guarulhos)

11 94557-9434
(Moema)
Agende pelo WhatsApp
11 97815-3229
(Fertilínea)

Portuguese English Spanish