Ideia Fértil

Responsabilidade Social


Responsabilidade Social

A responsabilidade social é quando empresas e instituições, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

(Definição sobre Responsabilidade Social publicada em site de mesmo nome)

A Responsabilidade Social aqui no Instituto Ideia Fértil 

Essa é a definição perfeita quando falamos do Ideia Fértil, nossos projetos e busca para promover o bem-estar às nossas pacientes fazem parte da nossa essência. Cada atitude e desenvolvimento de melhorias em nossos tratamentos para todos os perfis de pacientes surgem da identificação e análise voluntária da nossa diretoria. Tudo com o objetivo de cumprirmos nossa missão diária e defendermos a nossa causa de que "Todo ser humano tem o direito de preservar e realizar seu sonho da maternidade ou paternidade, de constituir sua família.”

Estamos em constante evolução científica e tecnológica para oferecer um tratamento de fertilidade com excelência para todos os nossos pacientes, sem deixar de lado a ética e o comprometimento do olhar social.

Realizamos sonhos, construímos vidas. 

Conheça abaixo nossos projetos e atitudes.

CRASE (Portadores de Infecção Viral Crônica)

CRASE (Portadores de Infecção Viral Crônica)

Centro de Reprodução Assistida em Situações Especiais.
Pioneirismo e Responsabilidade Social tratando soropositivos no Brasil.

Especialmente desenvolvido para atender casais com infecções virais crônicas, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ou Hepatites B e C, independente do portador ser o homem, a mulher ou ambos. Fomos o primeiro laboratório de Reprodução Humana Assistida especializado em doenças virais da América Latina e hoje ainda somos o único serviço de reprodução assistida a tratar o soropositivo no Brasil.
O CRASE tem o objetivo de proporcionar uma gestação com redução de riscos de transmissão para o parceiro e à criança, garantindo a estes casais a assistência de um grupo de especialistas.
Pensando na segurança de todos os nossos pacientes considerando o risco de contaminação, temos um centro cirúrgico e laboratórios exclusivos para atender esses pacientes.
Responsável pela direção do nosso centro cirúrgico, o Dr. Waldemar Carvalho também está a frente do CRASE. Para saber mais sobre nossos profissionais consulte Corpo Clínico.

Pacientes Oncológicos

Pacientes Oncológicos

Guardando Sonhos - Programa de Preservação da Fertilidade 

O cenário do paciente oncológico mudou muito nos últimos anos, os estudos e pesquisas avançaram a tal ponto que a cura torna-se a cada dia mais possível. Isso fez com que  a medicina reprodutiva direcionasse um olhar especial a estes pacientes. Se a cura é possível, por que não incentivarmos ainda mais o desejo de obtê-la preservando a capacidade reprodutiva destes pacientes? Será que a possibilidade de seguir um sonho mesmo após o tratamento não poderá fortalecer ainda mais estas pessoas?

Tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia podem comprometer a fertilidade, pois afetam os testículos e ovários, podendo danificar os espermatozoides e óvulos. Este comprometimento varia caso a caso e está ligado à dose e à duração do tratamento.Pensando nos pacientes com câncer, que desejam ter filhos, mas precisam ser submetidos à tais tratamentos, o Instituto Ideia Fértil criou o Programa de Preservação da Fertilidade, que realiza o tratamento de preservação da fertilidade gratuitamente para estes pacientes. 

Saiba mais

Tratamento para Cadeirantes

Tratamento para Cadeirantes

Paternidade Além das Rodas
Ser pai, é se descobrir mais capaz a cada dia.

Um projeto especial e também de responsabilidade social do Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva

A reprodução assistida vai além dos pacientes inférteis, entre outras, ela auxilia e permite que pacientes com lesão medular possam constituir sua família, dar sequência às suas características genéticas.

Através da tecnologia e procedimentos adequados, é possível extrair do paciente cadeirante os gametas saudáveis para a realização da fertilização em laboratório ou através de inseminação na parceira.

O propósito do nosso projeto é levar aos pacientes cadeirantes a possibilidade de constituírem suas famílias.

Fomos para o exterior, pesquisamos e entendemos qual seria o procedimento mais adequado para esses pacientes, o que teria de inovação para trazermos para o nosso Instituto com a finalidade de atenderemos melhor esse perfil de paciente.

Trouxemos um equipamento de eletroestimulação, diferente do vibroejaculador que também é uma alternativa para pacientes com lesões mais leves, o eletroestimulador consegue obter do paciente maior número de espermatozoides e com maior motilidade, ou seja, se eu aumento o percentual de espermatozoides moveis, eu aumento a chances de fecundação com o óvulo para a formação de embriões. Essa tecnologia disponível por valores acessíveis é pioneira e exclusiva no Brasil através dos nossos serviços.

O nosso projeto vai muito além da tecnologia que trouxemos, nosso objetivo é levar para esses pacientes melhores condições psicológicas de reabilitação no que se refere a capacidade de reproduzir e dar continuidade ao seu DNA e permitirmos a capacidade de planejamento financeiro para o tratamento, sabemos que cadeirantes já tem altos custos com acessibilidade e reabilitação no dia-a-dia, começando pela parceira cadeira de rodas, e depois, muitos outros detalhes, como por exemplo equipamentos especiais para os que realizam esportes e até mesmo roupas, tudo tem um custo diferenciado, por isso o auxílio para um planejamento financeiro é essencial.

Também e mais importante é o auxílio e orientação psicológica, é preciso preparar o homem para um novo cenário em sua vida, fazê-lo perceber o quanto é possível seguir um sonho de ser pai, que ser pai está no coração e independente da condição de andante ou cadeirante, antes é preciso estar preparado para esse amor incondicional que a paternidade proporciona, por isso, temos uma equipe de psicólogos especializada em reprodução assistida e engajada na causa de acessibilidade para auxiliar os pacientes que desejarem ter filhos.

Mesmo com um apoio de planejamento financeiro e acompanhamento e orientação psicológica prévia ao tratamento, ainda entendemos a necessidade de levar a informação para os pacientes de lesão medular, ainda que não desejem ter filhos, ainda sim temos o compromisso de, através da nossa equipe médica especializada, levar palestras e aulas para esses pacientes, para isso, estamos buscando parcerias com centros de reabilitação e outras instituições para cadeirantes, assim como eventuais espaços para a prática de esportes entre outros.

Nosso projeto está apenas começando, esperamos construir uma história de realizações junto a todos que acreditarem no nosso propósito.

Informação qualificada para auxiliar na reabilitação, tecnologia inovadora, equipe capacitada, orientação psicológica, planejamento financeiro acessível. Esse é o nosso projeto Paternidade Além das Rodas. Nós queremos que todos os homens que sonham em ser pai, realizem seus sonhos.

Assistente Social

Assistente Social

Nossa Responsabilidade Social não está só em nossos projetos, está também no dia-a- dia dos nossos serviços.

Entendimento da realidade dos pacientes e suas condições reais financeiras e emocionais para a realização do sonho da maternidade, a possível obtenção de redução dos custos para o tratamento, uma avaliação justa com o olhar acolhedor que nossa Assistente Social oferece diariamente aqui no Instituto Ideia Fértil.

Saiba mais  em nossas Especialidades de Apoio 



Voltar ao topo