Ideia Fértil

Testes de Rastreamento

Para auxiliar nossos pacientes e oferecer um tratamento completo, realizamos testes de rastreamento avançados em nosso laboratório de pesquisas genéticas.

São metodologias inovadoras realizadas através de profissionais capacitados e especializados em reprodução humana e equipamentos de alta qualidade.

Cariótipo - Em nosso laboratório são avaliadas no mínimo 40 células (metáfases) por paciente, o dobro do que grande parte dos laboratórios analisam, que vai de 15 a 20 células. Isso significa que a chance de encontrar uma possível alteração cromossômica aumenta, com isso temos a segurança necessária para dar sequência aos tratamentos das nossas pacientes, reduzindo significativamente o risco de um bebê com alteração cromossômica.

Moleculares

· Mutação do gene FMR1. O gene FMR1 está associado ao desenvolvimento da síndrome do X frágil, que é a segunda causa de deficiência intelectual em meninos. Caso a mãe seja portadora do alelo mutado, tem 50% de chance de transmitir para seus filhos e filhas e há o risco de que os filhos apresentem deficiência intelectual. Na mãe esta mutação está associada ao desenvolvimento de insuficiência ovariana precoce. Realizamos a análise da mutação por análise de fragmentos em sequenciador capilar, o método diagnóstico mais moderno e preciso para a análise desta mutação.

· Microdeleção de cromossomo Y: indicada para investigar a causa genética de oligospermia ou azoospermia. No instituto Ideia Fértil realizamos a análise de 20 regiões do cromossomo Y, permitindo um resultado preciso quanto a região AZF envolvida na alteração espermática.

· Mutação do receptor FSH: Realizada por meio de PCR em tempo real esta técnica identifica alterações gênicas que podem indicar previamente qual a dose de hormônios que ela deve tomar para a indução de folículos no ciclo.

Para Soropositivos e portadores de hepatite C

· Quantificação da carga viral para HIV e Hepatite C: oferecemos aos pacientes do Instituto Ideia Fértil a realização de lavagem seminal, seguida da análise de uma alíquota deste sêmen lavado pelo método de biologia molecular - PCR em tempo real. Esta metodologia permite identificar a presença de carga viral no sêmen, indicando ou não a possibilidade de utilização deste material para os procedimentos de reprodução assistida.

Teste de Rastreamento para Embriões

PGD- Diagnóstico Genético Pré-Implantacional - Quando um dos membros do casal apresenta uma alteração gênica, herdada de sua família, ou alteração cromossômica e assim possui alto risco de transmitir essa alteração a seus embriões é possível realizar a análise genética embrionária antes de transferir o embrião para o útero materno. Vários métodos podem ser aplicados para esta análise, a depender da indicação clínica.

PGS- Screening Genético pré-implantacional – Permite rastrear a presença de alterações cromossômicas no embrião associadas a fatores como idade materna avançada, falha de implantação e perdas gestacionais recorrentes mesmo em casais que apresentam cariótipo normal, permitindo o aumento das taxas de gestação por transferência embrionária. Várias metodologias podem ser aplicadas para esta finalidade como o CGH array, o SNP array e o NGS.

Ultrassonografia

Nosso serviço oferece o acompanhamento completo às pacientes, desde a primeira consulta até o acompanhamento que vai até o terceiro mês da gestação. 

Nossos consultórios são todos equipados para a realização da ultrassonografia, exame necessário também  para acompanhar o crescimento dos folículos, é na fase inicial do tratamento, quando a paciente toma o medicamento para induzir a ovulação. O acompanhamento constante do crescimento dos óvulos é essencial para identificar o momento adequado para a realização dos procedimentos do tratamento indicado.

Também é realizado para acompanhar os primeiros meses da gestação.

Nossa estrutura é totalmente preparada para todas as etapas.


Espermograma

Parece um exame simples, mas a análise deve ser especializada em Medicina Reprodutiva.

Realizamos um espermograma especial para a realização do tratamento de Reprodução Assistida. Nosso processo de análise passa por um processador seminal que tem a capacidade de identificar a motilidade e quantidade exatas, desta forma, nossos médicos conseguem indicar o tratamento mais adequado. Nos laboratórios comuns, esta análise não é tão específica, o que poderá comprometer o diagnóstico. Por isso solicitamos e disponibilizamos aos nosso pacientes 5 salas de coletas e laboratório específico de andrologia com os profissionais capacitados.

Voltar ao topo