Centro Cirúrgico. Que mundo é esse?

Centro Cirúrgico

O que é?

O centro cirúrgico é um lugar especial, totalmente preparado segundo um conjunto de requisitos da ANVISA, Ministério da Saúde, OMS e Opas que o torna apto para a realização de procedimentos mais complexos que requerem cuidados especializados.

Neste setor são realizadas intervenções cirúrgicas, através da ação de uma equipe integrada composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, ginecologistas, anestesistas, andrologistas, entre outros profissionais capacitados.

Os procedimentos são realizados através de técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto à redução dos riscos de infecção.

Devido o controle asséptico deste setor, este local torna-se restrito ao público. Porém é necessário lembrar que dentro deste setor existem profissionais especializados, em busca contínua de conhecimentos para prestar os cuidados necessários visando à segurança do cliente, a humanização do cuidado e a qualidade do serviço.

Conhecendo este Novo Mundo

O centro cirúrgico é um local composto por muitas áreas, tais como:

  • Recepção Centro CirúrgicoRecepção
  • Vestiários dos Profissionais: para a realização da paramentação da equipe com roupas privativas.
  • Vestiário dos Pacientes:  para realização da paramentação com aventais cirúrgicos.
  • Área de Admissão: local reservado para o acolhimento do paciente e para preparo cirúrgico, além da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

 

  • Sala operatória: área restrita, onde são realizadas as intervenções cirúrgicas.                   
  • Sala de recuperação pós-anestésica: o paciente é encaminhado para este local após a cirurgia para que o mesmo possa se recuperar sob supervisão direta da equipe de enfermagem e médica.

 

  • Laboratório de Reprodução Assistida: local onde são realizadas as técnicas de FIV, ICSI, criopreservação de embriões, criopreservação de oócitos, criopreservação de sêmen, entre outras.
  • Salas para coleta: área totalmente reservada para coleta de sêmen.

Vencendo o medo

A sensação ao entrar neste setor é particular e única, sentir-se atemorizada ou mesmo ameaça é normal pelo simples fato de encontrar pessoas estranhas, paramentadas além da grande quantidade de equipamentos.

O medo é o grande vilão de toda essa história, pois ao se aproximar do momento da cirurgia é comum desencadear o medo do desconhecido, da cirurgia e da anestesia.

 Porém podemos vencer o medo questionando a equipe médica e de enfermagem todas as vezes que julgar necessário ou até mesmo quando surgir dúvidas durante as consultas. Ouvir e seguir de fato as orientações torna-se vital.

A troca de informação entre enfermeira x paciente e médico x paciente é fundamental para redução dessas sensações, pois a presença de conhecimento tem como finalidade transmitir a tranqüilidade ao casal.

 Por fim é importante saber que existem profissionais especializados trabalhando de forma humanizada, buscando a excelência no serviço prestado para que seu procedimento ocorra da melhor forma possível.

 Enfermeira Marina Macedo Daminato


Esta entrada foi publicada em Noticias com as tags , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>