barra

Transferência ou descarte de embriões mosaicos com aneuploidias? O que é ético nessa situação? Assista à palestra do Dr. Caio Parente Barbosa, nosso presidente e idealizador do Simpósio.

Dr. Caio Simpósiobarra

De 18 a 20 de Maio, o Instituto Ideia Fértil realizou o II Simpósio de Reprodução Humana e Genética e II Jornada de Multidisciplinar de Doenças Raras. O evento tem como objetivo levantar discussões e atualizar profissionais apresentando o cenário atual e inovações para os tratamentos, seja de Reprodução Humana, seja de Doenças Raras.

Entre os diversos e variados temas apresentados tivemos Embriões mosaicos com aneuploidias não compatíveis a vida: transferir ou descartar – aspectos éticos, Impacto do PGD nas doenças monogênicas, edição genética dos embriões: sistema Crispr Cas9 e aspectos éticos, além de Preservação da Fertilidade, Update em Indução da Ovulação, entre outros.

No último dia de Simpósio de Reprodução Humana e Genética, a mesa redonda Screening e avaliação genética pré implantacional: avanços e limitações das técnicas de PGS e PGD, contou com as palestrantes Leila Farah e Juliana Cuzzi, além do nosso Diretor clínico Dr. Emerson Cordts e nosso Presidente Dr. Caio Parente Barbosa.

Ao falar sobre os aspectos éticos da transferência ou descarte de embriões mosaicos com aneuploidias não compatíveis a vida, Dr. Caio conceituou ética e falou sobre as possibilidades após a transferência desses embriões, que podem resultar em abortamento, nascimento de um bebê saudável ou nascimento de um bebê com alterações. Discorreu sobre as limitações nas técnicas disponíveis de análise, que hoje já são superiores e com menos limitações em relação a técnicas anteriores, mas que ainda não possibilitam chegar a uma resposta definitiva e a compreensão dos fenômenos de autocorreção desses embriões. Por fim, apresentou as diretrizes definidas em Guideline para lidar com esses casos.

O vídeo traz a apresentação completa e em nosso canal do Youtube  é possível assistir a outras apresentações do Simpósio.


barra

O olhar exclusivo do Ideia Fértil – A Reprodução Humana na causa das Doenças Raras

 

 

IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras

IX Forum doenças raras dr caio capa_ok

Aconteceu na semana passada, em Brasília o encontro que  reuniu  profissionais da saúde, parlamentares, autoridades do Ministério da Saúde e representantes de outras entidades, públicas e privadas, o  IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil,  com um olhar especial para Doenças Raras, esse tema que é pouco explorado na mídia de uma forma geral e que não chega ao conhecimento da população, mas que atinge  cerca de 8 %  dela, são 13 milhões de brasileiros , um número tão representativo quanto este mereceu o olhar do nosso Presidente, Dr. Caio Parente Barbosa, que há alguns anos iniciou um atenção especial a este tema, e hoje, realiza em nosso Instituto, tratamentos de Reprodução Humana para que, casais que tenham em sua genética Doenças Raras, possam constituir família, ter seu bebê, o poupando de adquirir essa alteração genética.

É a Genética e a Reprodução Humana juntas,  atuando para levar cada vez mais a todos, sem exceção, a possibilidade de constituir família.

Realizado pelo Programa Ação Responsável em parceria com o Governo Federal. O evento gratuito contou com participação ativa do público, que lotou o auditório do Interlegis, no Senado Federal, das 9 às 14h.

Confira mais informações no site do evento


barra

Programa Guardando Sonhos – Preservação da fertilidade para pacientes oncológicos.

A quimioterapia ataca os folículos primordiais e induz a quebra da dupla fita do DNA. Alguns folículos conseguem remediar esse dano e sobreviver, outros não.

Dessa maneira, a fertilidade de mulheres que passaram por tratamentos oncológicos fica prejudicada.

Com avanço diário da ciência e dos tratamentos, as chances de cura após o câncer têm crescido e os sonhos das mulheres que conseguem superar essa doença devem ser preservados e vividos após essa vitória.

Pensando nisso o Instituto Ideia Fértil, através do Programa Guardando Sonhos, oferece tratamento gratuito para congelamento de óvulos e sêmen de pacientes oncológicos, com um ambulatório especial para o atendimento dessas pacientes.

O congelamento de gametas é uma técnica já consolidada quando falamos de preservação da fertilidade, mas há outras técnicas sendo estudadas no mundo e nossa equipe já está se atualizando a respeito.

No mês de março, nossa equipe recebeu o Dr. Giuliano Bedoschi, pós-graduado em Preservação da Fertilidade pelo New York Medical College (NYMC) – Nova Iorque/Estados Unidos e com atuação no laboratório de Biologia Molecular e Reprodução Humana do NYMC e no atendimento clínico das pacientes encaminhadas para preservação de fertilidade (serviço do Prof. Dr. Kutluk Oktay, referência na área).

Ele compartilhou sobre o cenário das técnicas de proteção farmacológica dos ovários durante o uso de quimioterápicos e sobre a criopreservação de tecido ovariano.


barra

Equipe Ideia Fértil. Crescendo e Inovando em nossas contratações.

Ivan

Integrando nossa equipe há cerca de 5 meses, Ivan Henrique Yoshida, embriologista, veio para contribuir e completar o time do nosso laboratório de FIV. Pós-graduado em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva e Mestre em Genética Reprodutiva pela Faculdade de Medicina do ABC, possui experiência de 7 anos em clínicas de Reprodução Humana no Brasil, em 2014, esteve em Luanda/ Angola para montar e gerenciar os laboratórios (Embriologia, Andrologia e Criopreservação) do primeiro serviço de Reprodução Humana no país, somando quase 10 anos de experiência na área.

Global Embryology Summit 2016. Para poucos.

Nosso novo líder do laboratório esteve lá!

O curso fechado e restrito para poucos profissionais, 50 pessoas selecionadas do mundo inteiro, teve entre os participantes selecionados o nosso novo embriologista, aprimorando seus conhecimentos sobre Biopsia de Blastocisto e Time Lapse, tecnologia que visualiza os embriões dentro da incubadora no período do desenvolvimento sem que precise ser retirado do seu ambiente de cultivo. Entre estas, outras tecnologias também completam o currículo de Ivan.

Com mais este conceituado profissional em nossa equipe, seguimos buscando aprimorar técnicas e melhorar ainda mais os serviços oferecidos pelo nosso Instituto.


barra

II Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética e II Jornada Multidisciplinar de Doenças Raras

 

Simpósio_ IF

Após o sucesso do ano passado, com a participação de mais de 300 profissionais que atuam na área da saúde e reprodução humana em todo o Brasil, estão abertas novamente, as inscrições para segunda edição do Simpósio de realização do Instituto Ideia Fértil, Grupo de Atenção Integral à Doenças Raras e Faculdade de Medicina do ABC.

Uma das novidades desse ano são os Cursos Pré-Simpósio, que acontecerão no dia 18 de maio, relembrando conceitos e servindo como base para maior aproveitamento do Simpósio. Um deles, Genética Básica para Médicos, é interessante para uma primeira abordagem com os pacientes com alterações genéticas, entendendo o que a reprodução assistida pode fazer por eles.

No dia 19 de maio inicia-se oficialmente o Simpósio, que também tem programação no dia 20 de maio, com as salas abertas para as apresentações e discussões.

Uma das características diferenciadoras do nosso evento é o caráter multidisciplinar, desvendando um tema por diferentes óticas.

Além disso, debater e promover atualização sobre doenças raras que, apesar do nome, tem alta representatividade de casos se considerada a população brasileira, e com pouca atenção, e sobre genética, especialização com pequena quantidade de profissionais no Brasil, mostra a importância desse Simpósio para a medicina.

No site oficial http://simposioideiafertilabc.com.br/ é possível realizar a inscrição, consultar a programação preliminar e obter mais informações.

A atualização é para os profissionais da medicina reprodutiva, mas os benefícios são para todos os pacientes em busca de constituir uma família.

Esperamos mais uma vez, através da troca e participação em nosso simpósio, dos profissionais referência na área do Brasil e da Europa, levar mais conhecimento e melhorias nos tratamentos para o nosso país.


barra

Vitamina D

Post_VitaminaD

 

Muito se fala sobre a relação entre a Vitamina D e a fertilidade. Nossa nutricionista, Dra. Juliana Christofolini, especialista em reprodução humana, tirou algumas dúvidas.

Informações científicas

Existem estudos associando a deficiência de vitamina D como um dos fatores causais para endometriose e SOP, mas ainda existe uma grande controvérsia sobre o assunto.

O estudo abaixo foi realizado no Brasil e publicado recentemente. Os pesquisadores não encontraram relação entre a deficiência de vitamina D e diversas causas de infertilidade.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-39972016005005110&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Vitamina D para pacientes Ideia Fértil

Como não é um consenso que realmente tenha uma influência, não faz parte da nossa rotina de exames a avaliação dos níveis de vitamina D, mas ao passar com a nutricionista, conversando sobre o assunto é orientado sobre a suplementação.

Há também alimentos fontes da vitamina e o sol (tomar 15 minutos de sol por dia já é suficiente para manter os níveis adequados)

Nutrição e fertilidade

A deficiência de qualquer nutriente interfere no equilíbrio do organismo de uma forma geral. Não apenas a Vitamina D, mas a deficiência de qualquer outra vitamina também pode influenciar na saúde.

As pacientes do Instituto Ideia Fértil podem conversar com nossa nutricionista para mais esclarecimentos, basta agendar uma consulta.

Em breve daremos mais dicas sobre alimentação por aqui.


barra

2º Encontro #compartilheamor

 

No dia 11 de fevereiro, novamente reunimos nossa equipe, pacientes em tratamento, pacientes que já concluíram o tratamento e mulheres que vieram apenas saber mais sobre a reprodução humana e os tratamentos  possíveis através do nosso evento. Foi uma manhã agradável de troca de experiências que reuniu mais de 40 pessoas, entre homens e mulheres, além de lógico, os pequenininhos que vieram alegrar nossa manhã. 

Recebemos nossos convidados com um coffee saudável e aprovado pela nossa nutricionista, afinal a alimentação rica em nutrientes é muito importante ao longo do tratamento para o funcionamento adequado do organismo.

Em seguida, nossa psicóloga Dra. Juliana Cardoso iniciou o Workshop de psicologia, conversando sobre os principais sentimentos, dúvidas e emoções ao longo do tratamento.

Durante todo o tempo os participantes puderam expor suas experiências ou fazer perguntas.

A segunda parte do nosso encontro teve o bate papo com nossos médicos da diretoria do Ideia Fértil, que ficaram à disposição para responder as dúvidas das nossas pacientes.

Em um espaço especial, reservado para os nossos pequenos convidados, os filhos das mamães que já alcançaram o positivo conosco, desenharam e se divertiram.

O principal objetivo do nosso encontro é através da informação, união e troca, proporcionar um tratamento mais tranquilo, com menos ansiedade, sem dúvidas, ou seja, uma melhor experiência nesse período tão importante da vida de cada um que aqui esteve.

Em breve teremos mais encontros e todas as pacientes de reprodução humana estão convidadas!

Agradecemos pela presença de todos que estiveram em nosso 2º encontro e aguardamos sugestões para os próximos.


barra

I Simpósio de Reprodução Humana Assistida e Direito de Família

 

No dia 29 de novembro, o Instituo Ideia Fértil e a Disciplina de Disciplina de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética Populacional da Faculdade de Medicina do ABC, promoveram o I Simpósio de Reprodução humana Assistida e Direito de Família. O objetivo principal do evento foi atualizar os profissionais de medicina sobre as questões atuais do direito relacionadas à reprodução humana, assim como as atualizações da lei. (não coloquei legislação, pois foi dito que não há legislação para rep. Humana, apenas as determinações do CFM, provimentos, etc)

Abrindo nosso Simpósio, a Profa. Dra. Débora Gozzo colocou em pauta o tema Direito a Identidade Genética x Direito ao Sigilo do Doador. No mundo, países como Suécia, Alemanha e Reino Unido não guardam o anonimato do doador, já Espanha, Portugal e Argentina, mantêm o doador em sigilo. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal definiu recentemente que não há hierarquia entre pai biológico e socioafetivo, e foi reconhecida a dupla paternidade. Mas fica o questionamento de como lidar com isso quando se trata de uma doação de sêmen.

Em seguida, o Prof. Dr. Joseval Martins Viana fez a análise do Provimento nº 52 e levantou pontos sobre questões éticas com o doador e com gametas.

Com a evolução da sociedade, das formas de família e da reprodução assistida, o Dr. Prof. Dr. José Eduardo Parlato Fonseca Vaz trouxe ao público possíveis panoramas para o futuro. Hoje já há diversas formas de união e a multiparentalidade se aproxima. O direito e a medicina devem estar preparados para lidar com os bebês que serão gerados a partir dos novos modelos de união.

Por fim, em uma mesa redonda com a participação do Dr. Caio Parente Barbosa, e de todo o público presente, que pôde fazer perguntas, os temas antes levantados foram discutidos por diferentes pontos de vista.

Conhecendo o que a lei diz a respeito dos procedimentos de reprodução assistida, os médicos podem orientar de melhor maneira nossos pacientes, seguindo a ética e respeito a todos os envolvidos e também pensando no futuro das famílias que serão formadas.

 


barra

VI Mutirão da Alegria – Sorrir é Viver

0007

Desde 2002, mesmo ano de criação do Instituto Ideia Fértil, a ONG Sorrir é Viver conta com alunos da Faculdade de Medicina do ABC que acreditam na medicina humanizada, e através da arte buscam tornar o ambiente hospitalar mais agradável.

As ações envolvem clows, contadores de histórias, musicantes, e claro, muito carinho.

O Instituto Ideia Fértil apoia esse projeto!

Em novembro VI Mutirão da Alegria veio mais uma vez  para alegrar e encantar