WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Estresse, parentalidade e resiliência: o trajeto para gestação em casais sob tratamento para fertilidade.

WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.06

 

 

WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

 

WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.05

 

O nosso psicólogo Victor Zaia, já mestre em Psicologia da Saúde, agora é Doutor.

Ele realizou ontem (07 de novembro) a defesa da sua tese intitulada Estresse, parentalidade e resiliência: o trajeto para gestação em casais sob tratamento para fertilidade.

Nosso presidente, Dr. Caio Parente Barbosa, foi um dos membros da banca examinadora.

Para nós do Ideia Fértil é uma alegria ter mais um Doutor em nossa equipe.

Nossos profissionais seguem aprimorando seus conhecimentos, seja na área médica ou laboratorial ou nas especialidades de apoio, como a psicologia, que é de extrema importância nos tratamentos, levando em conta que a infertilidade afeta não apenas o físico, mas também o emocional.

 


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Outubro Rosa – Nossa equipe leva informações de prevenção e do nosso Programa Guardando Sonhos à profissionais de saúde de outras áreas e à mulheres de Santo André.

WhatsApp Image 2017-10-18 at 15.21.28

 

WhatsApp Image 2017-10-18 at 15.21.30 (1)

 

Neste mês, nossos profissionais Dr. Gabriel Seixas, nosso Embriologista Ivan Yoshida e a Enfermeira responsável pelo nosso Centro Cirúrgico, Andréa Pegoraro, participaram de eventos especiais de Outubro Rosa.

Além de relembrar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta as chances de cura,  o Outubro Rosa também é o momento para falarmos sobre a Preservação da Fertilidade para pacientes que são diagnosticadas com o câncer.

O primeiro pensamento é, obviamente, o tratamento contra o câncer. Mas deve-se pensar também na vida dessas mulheres após o câncer.

Há muitos casos de cura, e o sonho de ser mãe pode ficar prejudicado com a quimioterapia ou radioterapia, que comprometem a fertilidade.

Com a Preservação da Fertilidade antes desses tratamentos contra o câncer, é possível buscar a maternidade posteriormente.

O Ideia Fértil, oferece esse serviço gratuitamente, através do Programa Guardando Sonhos.


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

O Impacto da Composição Corporal nos Tratamentos de Reprodução Humana – Tese de Doutorado da nossa nutricionista

02

 

Nessa semana, nossa nutricionista, Juliana Christofolini, se tornou doutora com a tese intitulada Avaliação de Composição Corporal e seu Impacto nos Resultados Reprodutivos de Casais Submetidos à Reprodução Assistida.

Além do IMC, já bastante conhecido, há outros métodos para aferir a obesidade.

Pessoas com um mesmo IMC podem ter composições corporais diferentes, o percentual de gordura pode ser diferente.

Estudos indicam que a adiposidade aumentada influencia negativamente nos resultados dos tratamentos, e a medida da circunferência da cintura se mostrou o melhor método para avaliar adiposidade

Para nós, é um grande orgulho ver nossa equipe em constante atualização e busca por descobertas na Medicina Reprodutiva e para melhores resultados para nossas pacientes.

Entenda mais sobre o estudo no vídeo abaixo com os principais momentos da defesa de tese.

 


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Nossos profissionais no Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida 2017

 

20622083_1536223243088180_6960395309331317015_n

Dr. Caio Parente Barbosa – Presidente do Instituto Ideia Fértil 

WhatsApp Image 2017-08-17 at 15.58.50

No púlpito, Ivan Henrique Yoshida, responsável pelo laboratório do Instituto Ideia Fértil

WhatsApp Image 2017-08-17 at 15.57.52

Embriologista Camila Nogueira Petkov

WhatsApp Image 2017-08-17 at 15.57.27

Embriologista Michelli Suemi Tanada

WhatsApp Image 2017-08-08 at 09.35.08

Psicóloga Juliana R. Santos

De 2 a 5 de Agosto, aconteceu em São Paulo a edição de 2017 do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, com workshops, cursos e temas de atualização e do futuro da Reprodução Humana.

No primeiro dia do evento, nosso presidente, Dr. Caio Parente Barbosa palestrou sobre “Friendly IVF”, ou melhor, “Tratamento Amigável”, que tem como objetivo diminuir a dose de hormônios, reduzindo possíveis complicações.

O impacto dos altos níveis de Progesterona no dia da administração do HCG nos tratamentos de Reprodução Humana, o questionamento sobre a morfologia da trofectoderma agindo como preditivo para gerar euploidia e o perfil seminal de pacientes através dos anos, foram os temas apresentados por alguns de nossos embriologistas e médicos.

Pensando em todos os âmbitos dos tratamentos, a psicologia também esteve presente no Congresso. Nossa psicóloga Juliana R. Santos apresentou pesquisas que mostram sobre a experiência de casais que utilizaram técnicas de Reprodução Humana, como essas famílias estão após esse processo, sejam aquelas que acabaram optando por não ter filhos, que optaram por adoção ou aquelas que realizaram tratamento e estão com seus filhos já nascidos.

A programação completa pode ser vista no site do evento.

 

 

 

 


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Ganhamos o Prêmio GFI- O maior prêmio da Reprodução Humana é nosso!

04 de julho de 2017, Genebra, Suíça – Recebemos o Prêmio.

GFI- Grant Fertility Innovation

Prêmio de inovação em pesquisa na Reprodução Humana, no tratamento da fertilidade, lançado pela  Merck Serono na 25ª reunião anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) em junho de 2009.

O Grant for Fertility Innovation (GFI) apoia o avanço da ciência e tecnologias inovadoras no campo da fertilidade  concedendo subsídios que totalizam até 10 milhões de euros para projetos de pesquisa  que poderiam potencialmente melhorar a taxa de nascimento de bebês para os benefícios dos pacientes.

Nos últimos 6 anos, foram recebidas 750 propostas de mais de 50 países ao redor do mundo, todas revisadas pelo Comitê Científico da GFI, e neste ano a nossa proposta foi aprovada e com muito mérito,  se tornou vencedora do prêmio.

O prêmio internacional da Reprodução Humana, que recebemos hoje, e que, fará parte da nossa história amanhã!

Uma honra para nós,o reconhecimento e o merecimento dos nossos médicos, Dr. Caio Parente Barbosa, Dra Bianca Bianco, Dr. Emerson Cordts,  Dra Fabia Vilarino, Dra Denise Christofolini e Dr. Waldemar Carvalho ao serem os vencedores de 2017, pela pesquisa  que revela inovações no controle e individualização da estimulação ovariana durante o tratamento.

Um trabalho que teve iniciativa, dedicação, trabalho e pesquisa dos nossos profissionais Ideia Fértil e que com certeza já faz parte da história da Medicina Reprodutiva no mundo.

Parabéns a todos os nossos profissionais envolvidos!IMG-20170704-WA0066IMG-20170704-WA0030

 

 


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

É o nosso Aniversário! 15 anos de história

19429929_1496456720398166_1120305587249505073_n

Orgulho da nossa trajetória.

São 15 anos de dedicação, crescimento, aprendizado, gratidão, inovações, realizações, muitas lágrimas de alegria, de expectativa, de tristeza também.

Não é fácil conquistar sonhos, mas o nosso, de oferecer a todas as pessoas a possibilidade de constituir uma família, nós conquistamos. Independente de sua classe social, sexualidade, mesmo com patologias genéticas ou virais, mesmo com lesão medular, nós fomos atrás dia-a-dia, ano-a-ano, conquistamos e realizamos muitas coisas por todos vocês.

Pesquisas, investimentos, aprimoramento da equipe, estrutura de laboratório, centro-cirúrgico, criação de programas de auxílio para diferentes necessidades de pacientes, o Paternidade Além das Rodas, Maternidade no Futuro, o Guardando Sonhos, para pacientes oncológicos, os movimentos de humanização, o nosso #compartilheamor, o Prêmio #compartilheamor de Empatia Médica, entre outros, são conquistas que estão se aprimorando cada dia mais.

Não há limites para quem tem um sonho, há ética, respeito e dedicação.
Não há limites para quem tem uma causa, há amor e desejo real de defendê-la.
Vocês, pacientes, são a nossa causa, a Reprodução Humana é a nossa causa, cada sorriso de um bebê é a nossa causa.

Obrigado a todos.
Que venham mais positivos, mais sorrisos.

Foram 15 anos e temos muitas coisas para contar.

Em comemoração, teremos  a Campanha “Nossa História Fala por Nós”.

Acompanhem nossa história, vocês fazem parte dela!


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Transferência ou descarte de embriões mosaicos com aneuploidias? O que é ético nessa situação? Assista à palestra do Dr. Caio Parente Barbosa, nosso presidente e idealizador do Simpósio.

Dr. Caio Simpósiobarra

De 18 a 20 de Maio, o Instituto Ideia Fértil realizou o II Simpósio de Reprodução Humana e Genética e II Jornada de Multidisciplinar de Doenças Raras. O evento tem como objetivo levantar discussões e atualizar profissionais apresentando o cenário atual e inovações para os tratamentos, seja de Reprodução Humana, seja de Doenças Raras.

Entre os diversos e variados temas apresentados tivemos Embriões mosaicos com aneuploidias não compatíveis a vida: transferir ou descartar – aspectos éticos, Impacto do PGD nas doenças monogênicas, edição genética dos embriões: sistema Crispr Cas9 e aspectos éticos, além de Preservação da Fertilidade, Update em Indução da Ovulação, entre outros.

No último dia de Simpósio de Reprodução Humana e Genética, a mesa redonda Screening e avaliação genética pré implantacional: avanços e limitações das técnicas de PGS e PGD, contou com as palestrantes Leila Farah e Juliana Cuzzi, além do nosso Diretor clínico Dr. Emerson Cordts e nosso Presidente Dr. Caio Parente Barbosa.

Ao falar sobre os aspectos éticos da transferência ou descarte de embriões mosaicos com aneuploidias não compatíveis a vida, Dr. Caio conceituou ética e falou sobre as possibilidades após a transferência desses embriões, que podem resultar em abortamento, nascimento de um bebê saudável ou nascimento de um bebê com alterações. Discorreu sobre as limitações nas técnicas disponíveis de análise, que hoje já são superiores e com menos limitações em relação a técnicas anteriores, mas que ainda não possibilitam chegar a uma resposta definitiva e a compreensão dos fenômenos de autocorreção desses embriões. Por fim, apresentou as diretrizes definidas em Guideline para lidar com esses casos.

O vídeo traz a apresentação completa e em nosso canal do Youtube  é possível assistir a outras apresentações do Simpósio.


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

O olhar exclusivo do Ideia Fértil – A Reprodução Humana na causa das Doenças Raras

 

 

IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras

IX Forum doenças raras dr caio capa_ok

Aconteceu na semana passada, em Brasília o encontro que  reuniu  profissionais da saúde, parlamentares, autoridades do Ministério da Saúde e representantes de outras entidades, públicas e privadas, o  IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil,  com um olhar especial para Doenças Raras, esse tema que é pouco explorado na mídia de uma forma geral e que não chega ao conhecimento da população, mas que atinge  cerca de 8 %  dela, são 13 milhões de brasileiros , um número tão representativo quanto este mereceu o olhar do nosso Presidente, Dr. Caio Parente Barbosa, que há alguns anos iniciou um atenção especial a este tema, e hoje, realiza em nosso Instituto, tratamentos de Reprodução Humana para que, casais que tenham em sua genética Doenças Raras, possam constituir família, ter seu bebê, o poupando de adquirir essa alteração genética.

É a Genética e a Reprodução Humana juntas,  atuando para levar cada vez mais a todos, sem exceção, a possibilidade de constituir família.

Realizado pelo Programa Ação Responsável em parceria com o Governo Federal. O evento gratuito contou com participação ativa do público, que lotou o auditório do Interlegis, no Senado Federal, das 9 às 14h.

Confira mais informações no site do evento


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Programa Guardando Sonhos – Preservação da fertilidade para pacientes oncológicos.

A quimioterapia ataca os folículos primordiais e induz a quebra da dupla fita do DNA. Alguns folículos conseguem remediar esse dano e sobreviver, outros não.

Dessa maneira, a fertilidade de mulheres que passaram por tratamentos oncológicos fica prejudicada.

Com avanço diário da ciência e dos tratamentos, as chances de cura após o câncer têm crescido e os sonhos das mulheres que conseguem superar essa doença devem ser preservados e vividos após essa vitória.

Pensando nisso o Instituto Ideia Fértil, através do Programa Guardando Sonhos, oferece tratamento gratuito para congelamento de óvulos e sêmen de pacientes oncológicos, com um ambulatório especial para o atendimento dessas pacientes.

O congelamento de gametas é uma técnica já consolidada quando falamos de preservação da fertilidade, mas há outras técnicas sendo estudadas no mundo e nossa equipe já está se atualizando a respeito.

No mês de março, nossa equipe recebeu o Dr. Giuliano Bedoschi, pós-graduado em Preservação da Fertilidade pelo New York Medical College (NYMC) – Nova Iorque/Estados Unidos e com atuação no laboratório de Biologia Molecular e Reprodução Humana do NYMC e no atendimento clínico das pacientes encaminhadas para preservação de fertilidade (serviço do Prof. Dr. Kutluk Oktay, referência na área).

Ele compartilhou sobre o cenário das técnicas de proteção farmacológica dos ovários durante o uso de quimioterápicos e sobre a criopreservação de tecido ovariano.


WhatsApp Image 2017-11-07 at 15.50.04 (1)

Equipe Ideia Fértil. Crescendo e Inovando em nossas contratações.

Ivan

Integrando nossa equipe há cerca de 5 meses, Ivan Henrique Yoshida, embriologista, veio para contribuir e completar o time do nosso laboratório de FIV. Pós-graduado em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva e Mestre em Genética Reprodutiva pela Faculdade de Medicina do ABC, possui experiência de 7 anos em clínicas de Reprodução Humana no Brasil, em 2014, esteve em Luanda/ Angola para montar e gerenciar os laboratórios (Embriologia, Andrologia e Criopreservação) do primeiro serviço de Reprodução Humana no país, somando quase 10 anos de experiência na área.

Global Embryology Summit 2016. Para poucos.

Nosso novo líder do laboratório esteve lá!

O curso fechado e restrito para poucos profissionais, 50 pessoas selecionadas do mundo inteiro, teve entre os participantes selecionados o nosso novo embriologista, aprimorando seus conhecimentos sobre Biopsia de Blastocisto e Time Lapse, tecnologia que visualiza os embriões dentro da incubadora no período do desenvolvimento sem que precise ser retirado do seu ambiente de cultivo. Entre estas, outras tecnologias também completam o currículo de Ivan.

Com mais este conceituado profissional em nossa equipe, seguimos buscando aprimorar técnicas e melhorar ainda mais os serviços oferecidos pelo nosso Instituto.